Prevenção ao HIV: Injeção atinge 100% de proteção às mulheres

IMG_7353-1

{"source_type":"vicut","tiktok_developers_3p_anchor_params":"{\"capability_name\":\"retouch_edit_tool\",\"picture_template_id\":\"\",\"source_type\":\"vicut\",\"client_key\":\"aw889s25wozf8s7e\"}","editType":"image_edit","data":{},"pictureId":"0302E23B-DC6C-4426-AF96-4752017AAD98","exportType":"image_export"}

É a primeira vez que um medicamento para prevenção do HIV atinge resultados tão impressionantes.

Boa noticia! Uma injeção de um novo medicamento antiviral foi aplicada a cada seis meses, em mulheres jovens do continente africano e ofereceu proteção total contra o vírus do HIV.

De acordo com informações do portal Metrópoles, é a primeira vez que um medicamento candidato à profilaxia pré-exposição (PrEP) é 100% eficaz na prevenção do HIV.

Se trata da injeções de lenacapavir, que foram as que ofereceram melhor proteção contra a infecção por HIV do que outros dois medicamentos de PrEP disponíveis. Os ensaios foram feitos na África do Sul e Uganda.

O resultado do estudo foi anunciado pela farmacêutica, Gilead Sciences, na quinta-feira (20/6), e os dados ainda não foram submetidos a revisão por pares.

“Depois de todos os nossos anos de tristeza, especialmente com vacinas, isso é realmente surreal”, afirmou a pesquisadora Linda-Gail Bekker, em entrevista ao jornal The New York Times.

“Para uma jovem que não pode ir a uma consulta em uma clínica na cidade, uma jovem que não pode guardar comprimidos sem enfrentar estigma ou violência, uma injeção apenas duas vezes por ano é a opção que poderia mantê-la livre do HIV”, considera Lillian Mworeko, líder do Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV na África Oriental, ao NTY.

Compartilhe: