Deputada federal Silvia Waiãpi tem mandato cassado pelo TRE-AP

Acusada de uso indevido de verba pública, parlamentar permanece no cargo até decisão do TSE

img20240521142358607

A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) na terça-feira (19).

Acusada de utilizar verba pública de campanha para um procedimento de harmonização facial, ela continuará na Câmara dos Deputados até que a decisão seja confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Especialista em Direito Eleitoral, Ricardo Vita, explicou à CNN que a parlamentar só perderá o mandato caso o TSE confirme a decisão do TRE.

Waiãpi, por sua vez, pretende recorrer da decisão. “As contas já haviam sido julgadas e aprovadas pelo mesmo tribunal”, afirmou a assessoria da deputada, destacando que ela não foi intimada formalmente sobre o julgamento.

Segundo a denúncia, Waiãpi ordenou a uma assessora de campanha que repassasse R$ 9 mil para um cirurgião-dentista, usando recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. O procedimento estético foi confirmado pelo cirurgião em depoimento, e recibos foram apresentados como prova.

Natural de Macapá, Silvia Waiãpi é deputada federal desde 2023. Ela iniciou sua carreira política em 2018 e ocupou cargos como secretária de Saúde Indígena e Conselheira Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Em 2022, foi eleita deputada federal pelo Amapá com 5.435 votos.

Compartilhe: