Bolsonaro trabalha para fortalecer bancada no Senado

images (13)

O ex-presidente Jair Bolsonaro está trabalhando para atrair três senadores para o PL. Se bem-sucedido, o partido se tornará a maior bancada do Senado, superando o PSD, de Rodrigo Pacheco, que atualmente possui a maior representação.Atualmente, o PL conta com treze senadores. Com a adesão de mais três, a legenda ultrapassaria o PSD.

Segundo informações obtidas pela CNN, entre os senadores de interesse estão Márcio Bittar (União Brasil-AC) e Cleitinho (Republicanos-MG), enquanto o terceiro nome é mantido em sigilo.A estratégia é fortalecer a bancada do PL para reivindicar cargos importantes no futuro comando da Casa Legislativa, cuja eleição ocorrerá em fevereiro.

Um dos objetivos é assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na Câmara dos Deputados, o PL já preside esse importante colegiado.Atualmente, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) é o favorito para suceder no Senado, contando com o apoio tanto do PT quanto do PL.

No entanto, a frente parlamentar feminina está considerando lançar a candidatura da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).No PL, um dos argumentos utilizados para atrair os senadores é o cenário eleitoral de 2026.

Em Minas Gerais, por exemplo, Bolsonaro tem discutido com aliados a possibilidade de apoiar Cleitinho para a disputa ao governo mineiro. O senador Cleitinho, em seu primeiro mandato, poderia enfrentar Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado Federal, que é visto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um forte candidato ao governo estadual.

Compartilhe: