Apagão cibernético causa atrasos em voos e afeta serviços bancários e de comunicação globalmente
Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético está causando atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema está relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa de segurança digital CrowdStrike.
A Microsoft afirmou que a falha já foi resolvida, mas problemas residuais podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão seja um ataque hacker.Nos EUA, as companhias aéreas American Airlines, United, e Delta paralisaram todos os voos, enquanto a JetBlue segue operando normalmente.
No Brasil, apps de bancos estão fora do ar, e o Aeroporto de Viracopos confirmou que o apagão afetou a Azul Linhas Aéreas.Na Europa e na Índia, maiores aeroportos reportaram atrasos. Em Berlim, todas as decolagens foram suspensas por algumas horas, enquanto em Singapura, o check-in está sendo feito manualmente.Diversos serviços de comunicação foram afetados.
No Reino Unido, Sky News está fora do ar, e na Austrália, a rede ABC tem a programação paralisada. Serviços de emergência e de saúde também enfrentam problemas
A origem do apagão foi um problema global na CrowdStrike, que afetou sistemas do Windows. O CEO da empresa pediu desculpas e a Microsoft confirmou que o problema foi causado por uma atualização de software de terceiros.